Portado por : Felipe Marques quinta-feira, 16 de julho de 2015

NO AR – Avaliar ibope do Pan de Toronto no início demonstra amadorismo

25 - 15.07.2015 - Pan
Creio que é muito cedo para avaliarmos os resultados do Pan-Americano de Toronto, na Record. O evento acabou de começar, os números de audiência são preliminares e toda comparação feita é muito precipitada. Tudo em TV demanda tempo e análise. Não é à toa que grade voadora nunca é a solução para quando o ibope de uma atração vai mal. Quem não age com estratégia pode até estar vencendo hoje, mas lá na frente a consequência pode ser bem catastrófica.
Temos que levar em conta que a Record não tem tradição em esportes. Outro aspecto é que as pessoas estão se habituando ao evento agora. O Pan está em fase preliminar e os índices, geralmente, são fracos mesmo no início. Quando for chegando ao fim, a audiência tende a subir se o Brasil corresponder positivamente, é claro.
A TV Globo já foi muito criticada por não alterar a sua grade em época de eventos esportivos. Algumas modalidades, principalmente no horário das três novelas, eram simplesmente ignoradas. E a explicação está aí: mexer em grade nem sempre é algo bem aceito pelo telespectador.
Outros fatores devem ser considerados: as novelas da tarde do SBT, principalmente ‘Coração Indomável’, está em alta. Exibido antes da madrugada pela primeira vez na última segunda-feira, o resultado do Pan foi diferente do que acontece entre às 14 e 17 horas: apesar de registrar apenas 6 pontos, foi vice-líder no Ibope, empurrando o ‘Máquina da Fama’, sempre vice no horário, para o terceiro lugar.
O jornal ‘Folha de São Paulo’ fez uma comparação amadora ao equiparar os três primeiros dias do Pan de Toronto, com o total geral da última edição do evento, há 4 anos. Veja a seguir:
Os três primeiros dias de evento tiveram média de 5,3 pontos somados todos os horários de exibição. Semana passada, nas mesmas faixas, somam-se 7 pontos. Se considerado todo o Pan de Guadalajara, em 2011, que fechou com 7,8 pontos, a queda é ainda maior.
Vamos esperar acabar primeiro? Depois, podemos fazer avaliações mais responsáveis e jornalísticas.
Por isso que todo alarde de resultados positivos e negativos, agora em julho, é precipitado. Estamos em período de férias, onde os dados de audiência sempre alteram em demasia.
Televisão é algo muito dinâmico e muda numa velocidade que os amadores não conseguem acompanhar. Em agosto, muita coisa será diferente e em vários canais. Quem está rindo hoje, pode chorar amargamente no próximo mês.

Deixe seu comentário

Feed posts | Feed comentários

Populares

Arquivos

TOP1@Copyright Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.

Visitas

- Copyright © Top 1 | Séries de Web -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -